Património Cultural
No concelho de Terras de Bouro, as construções rurais, como a sequeira, o espigueiro, a eira, os moinhos de água, os pontões, as pontes, as fontes, os relógios de sol e os pombais, assim como o conjunto diversificado de nichos religiosos (igrejas, capelas e as alminhas), constituem a identidade cultural desta região.
Nas paisagens serranas existem os fojos do lobo, as silhas, os fornos de carvão (furnas), os currais (Carvalha das Éguas; Lomba de Vidoeiro; Teixeira; Camalhão; Vidoal; Lomba de Pau; Conho, Prados da Messe e Prados Caveiros, entre outros) e as cabanas dos pastores das vezeiras do gado, que são ainda hoje uma manifestação das vivências dos habitantes desta região, que foram herdadas dos seus antepassados.
Em termos religiosos, o Santuário de S. Bento da Porta Aberta, a 10 Kms, é a referência máxima deste concelho. Nesta Vila do Gerês, no período de Verão, além da Animação Termal, celebra-se, em Agosto, uma festividade em honra de S. Eufémia, a padroeira desta estância termal.
Percursos Pedestres
Se quiser sentir o Gerês “por dentro”, tem várias opções. Uma delas será, em Leonte, seguir um dos principais trilhos dos pastores da vezeira do gado, passando no Vidoal, Lomba de Pau, Conho (aqui, se quiser, poderá descer às Fichinhas) e Prados da Messe. Poderá fazer o caminho inverso ou continuar e descer por Albergaria.
Se preferir um trajeto mais curto, mas também paradisíaco, poderá, também em Leonte, subir pela parte de trás da antiga casa do guarda e ir até ao Pé de Cabril ou à Chã da Varziela ver o célebre Lírio do Gerês.
Na Preguiça, poderá iniciar (e terminar) o trilho com o mesmo nome.
Se quiser arriscar um pouco mais, poderá ir aos Carris (antes da ponte sobre o Rio Homem, à direita). Lá, no meio das abandonadas e nostálgicas ruínas, a sua imaginação mergulhará nas vivências dos mineiros das décadas de 40 e 50 do século passado em busca de Volfrâmio.
Percursos Automóvel
Se a preferência for para o automóvel, poderá passar no Mirante Velho (pela estrada do campo de futebol da Pereira) e seguir para Junceda, onde, ao fundo, observará o Lugar de Vidoeiro e as Casinhas do Curral Velho. Depois, a proposta será passar pelo Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, seguir junto à barragem de Vilarinho das Furnas até à zona de Albergaria, indo à Portela do Homem, e descer por Leonte em direção à Vila do Gerês.
O miradouro da Pedra Bela, do lado contrário do da Junceda, é outro ponto de beleza indescritível, assim como, mais à frente, a zona do Arado e da Malhadoura.
Barragem de Caniçada-zona da Pedra Bela
Barragem de Caniçada-vista da Pedra Bela
Barragem de Caniçada-vista do miradouro da Pedra Bela
Barragem de Caniçada-vista aérea
Vila do Gerês-vista do miradouro da Pedra Bela
Poema de Miguel Torga-Pedra Bela
Como se encontra no concelho de Montalegre, poderá aproveitar e passar em Pitões das Júnias para ver onde repousa, isolado, o Mosteiro da Santa Maria das Júnias, fundado no século IX.
Se tiver tempo, visite também os Santuários de S. Bento da Porta Aberta e de Nossa Senhora da Peneda, aproveitando para conhecer o Soajo e Castro Laboreiro.
Mosteiro de Santa Maria das Júnias
Santuário de S. Bento
Santuário de N. Senhora da Peneda
Distrações
Centro de Animação Termal – no centro da Vila do Gerês; espaço polivalente com piscina aquecida, jacuzzi, entre outros serviços, Auditório, acesso à net e jornais diários;
Termas – para além da cura termal tradicional, são proporcionados programas específicos de emagrecimento, relax, anti-stress entre outros;
Parque das Termas – espaço de lazer dotado de parque de merendas, piscinas, lago com barcos, campo de ténis e ténis de mesa e parque infantil;
Embarcação turística na Marina de Rio Caldo – barco de recreio, com bar e capacidade para 46 lugares, que realiza viagens pela Albufeira de Caniçada;
Mergulhos nas inúmeras lagoas existentes nos rios Gerês e Homem, bem como nas “águas quentes” em Espanha (5 kms após a fronteira da Portela do Homem).
Passeios de jipe, montanhismo, pesca, desportos radicais, passeios a cavalo e aluguer de barcos e moto 4.